Conceitos Básicos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação
1.Da informática às Tecnologias da Informação e Comunicação2.Dados e informação
3.Principais áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação
1.Da informática às Tecnologias da Informação e Comunicação
A palavra informática tem origem na junção das palavras informação e automática. Informática significa, portanto, tratamento da informação por meios automáticos.
A expressão Tecnologias de informação da Informação - TI (ou IT- Information Technologies)- surge quase como um sinónimo de informática.
Actualmente, também se utiliza bastante a designação Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC (ou ICT- Information and Communication Technologies).
Isto traduz o facto de que o tratamento de informação cada vez mais se liga a processos de transmissão ou comunicação da informação de uns locais para outros, a pequenas ou a grandes distâncias.
As tecnologias da informação e Comunicação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e comunicação de informação, fundamentalmente baseados em meios de informáticos. Estas tecnologias - TIC - incluem, para além da informática propriamente dita, outras áreas interligadas, entre as quais:
Burótica-utilização das tecnologias de informação e comunicação no escritório (bureau é um termo francês que significa escritório).
Telemática-combinação das telecomunicações com a informática.
Controlo e Automação- processos de produção industrial controlados por meios informáticos.
2.Dados e informação
Ao falarmos de Informática e Tecnologias da Informação, devemos começar por esclarecer o que se entende por informação. Em informática, os dois termos - dados e informação - são frequentemente utilizados com o mesmo significado. No entanto, convém ter a noção da distinção entre estes dois termos:
Dados-são representações codificadas de factos ou eventos, objectos, pessoas ou outros tipos de entidades. Estas representações codificadas podem ser palavras, números ou outros tipos de códigos ou símbolos.
Informação- diz respeito a um conjunto de dados articulados entre si de modo a assumirem um certo significado e a poderem traduzir-se em conhecimento para os seres humanos.
De um forma simplificada, podemos dizer que a informação é constituída por dados organizados com algum significado para nos, seres humanos; enquanto, por outro lado, os dados, por si só, podem não ter qualquer significado.
3.Principais áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação
Informática
A informática constitui actualmente um domínio muito amplo que diz respeito à concepção, criação, utilização e manutenção de sistemas informáticos. Podemos identificar as seguintes áreas principais em que se subdivide a informática, como actividade científica, técnica e profissional:
informática na óptica do hardware-concepção e implementação dos componentes de hardware;
informática na óptica do software-concepção e desenvolvimento do software necessário ao funcionamento do hardware;
informática na óptica do utilizador- operação ou utilização dos sistemas informáticos (hardware+software) para a realização de determinadas tarefas de tratamento de informação, com fins diversificados (elaboração de documentos, manipulação de informação de bases de dados, desenho assistido por computador, etc.);
informática na óptica dos técnicos de informática ou técnicos de manutenção de sistemas-montagem, manutenção e reparação de sistemas informáticos.
Burótica
Burótica-de bureau, escritório, em francês-designa a plicação de meios informáticos no tratamento e circulação da informação num escritório ou parte administrativa de uma organização. Uma outra expressão actualmente utilizada com o mesmo significado é ofimática - de office, escritório, em inglês. Em qualquer dos casos, trata-se de conceber, adptar e utilizar meios informáticos para recolher, tratar e fazer circular informação que interessa a uma organização (empresa, departamento da administração pública, etc.). Para tal, as organizações podem necessitar, não apenas de instalar um determinado número de computadores e respectivo software, como também, usualmente, torna-se necessário montar redes de computadores, ter uma ligação à internet e/ou utilizar outros tipos de serviços telemáticos.
Telemática
A telemática conjuga os meios informáticos (computadores, modems, etc.) com os meios de comunicação à distância ou telecomunicações(linhas telefónicas, satélites,etc.). A própria palavra telemática resulta da conjugação das palavras telecomunicações e informática. Actualmente, a telemática é uma área das Tecnologias da Informação e Comunicação em grande desenvolvimento e com grandes potencialidades e perspectivas.
A forma mais simples de efectuar uma comunicação telemática é utilizar um modem, ligando um computador pessoal à rede telefónica e, desta forma, entrar em contacto com outro computador igual ao nosso ou com um sistema informático diferente, outros computadores ou redes de computadores. Actualmente, as comunicações telemáticas passam, na sua maior parte, pela maior rede de âmbito mundial - a internet. Esta rede interliga milhões de computadores e redes em todo o mundo.
Controlo e Automação
As tecnologias de Controlo e Automação dizem respeito a sistemas e processos de controlo da produção industrial. Alguns dos principais domínios já consagrados nesta área são os seguintes:
Sistemas de Aquisição e Tratamento de Dados(SATD)- Sistemas constituídos por sensores e outros dispositivos electrónicos que captam dados do mundo exterior e canalizam-nos para computadores, onde determinados programas fazem o tratamento desses dados.
Controlo de Processos por computador(CPC)-sistemas baseados em sensores e outros dispositivos capazes de controlar processos de produção industrial.
Robótica-sistemas electromecânicos (robôs em que intervêm meios e processos informáticos.
Computer Aided Manufactoring(CAM)- sistemas de fabrico (normalmente de peças) controlado por computador. Por vezes fala-se de CAD/CAM, querendo referir sistemas de conjugação de desenho (CAD-Computer Added Design) e fabrico (CAM) baseados em computador.
Computer Integrated Manufactoring(CIM)-um nível mais avançado de fabrico baseado em computadores, neste caso, com total integração dos processos de produção, graças aos sistemas informáticos.